NR – 12

Prestamos serviços às empresas na área de segurança do trabalho (com base nas normas existentes), visando um atendimento diferenciado, garantindo ao cliente a segurança de seu colaborador e o cumprimento das normas.

Inventário de Máquinas e Equipamentos – NR-12. 153
Dando inicio ao processo de atendimento da NR-12, o principal documento a ser desenvolvido é o Inventário de Máquinas e Equipamentos. Este Inventário servirá como base para serem tomadas ações de gestão em cima da norma.
O IME (Inventário de Máquinas e Equipamentos) elaborado pela Syncron Soluções garante o atendimento do item 153 da NR-12.

Análise Preliminar de Riscos
A Syncron tem o analise de risco que atende as normas vigentes, com diferencial de mercado a mesma mostra cada ponto de perigo com sua estimativa de risco. Conforme modelo da máquina e no mesmo documento define um anteprojeto (layout 3D) e também a definição da categoria de segurança, sendo assim o cliente já pode mensurar valores para adequação da máquina conforme NR-12.
A NR-12 traz em seu texto a obrigatoriedade de realizar analise de risco antes de qualquer projeto de máquina (nova ou usada) em relação ao sistema de segurança evitando assim que pontos importantes sejam analisados pela engenharia de máquina, temos este documento base para qualquer projeto de adequação em NR-12.

Plano de Ação para Atendimento da NR 12
Desenvolvemos plano de ação constando as máquinas e equipamentos da organização, com informações detalhadas sobre a adequação necessária para o atendimento da NR-12 e seus itens aplicáveis. O plano de ação muitas vezes serve como subsidio para se conseguir mais prazo perante a fiscalização do Ministério do Trabalho.

Laudo Atestando o Atendimento da NR 12
A Syncron emite laudo que atesta o funcionamento do sistema de segurança do equipamento, assim como atesta que toda documentação referente a máquinas está em conformidade com NR-12, junto a estes documentos temos a emissão de ART de responsabilidade de nossa Engenharia de Segurança.
Perante a fiscalização do MTE a empresa proprietária da maquina deve apresentar este documento quanto equipamento estiver totalmente adequado com norma NR-12, sendo também obrigação do fabricante de máquinas atenderem a este, como disposto na Norma:
12.134. E proibida à fabricação, importação, comercialização, leilão, locação, cessão a qualquer título, exposição e utilização de máquinas e equipamentos que não atendam ao disposto nesta Norma.

Diagnóstico de NR 12
Diagnóstico NR-12, trata-se de uma ferramenta de auditoria que irá levantar todos os itens não conformes referente á Norma. Assim o cliente terá visão ampla e coerente de suas pendências a serem sanadas.
Nosso departamento técnico desenvolve cronograma / plano de ação em conjunto com cliente, definindo o que será realizado internamente ou externamente, este cronograma será apresentado ao MTE para não serem passivos de multas durante o atendimento a Norma.
Desenvolvemos um programa de atendimento aos itens conformes a necessidade do cliente, assim tendo uma assessoria dentro das atividades necessárias pelo cliente, obtendo melhor custo, maior benéfico.

Capacitação em NR-12
A Syncron desenvolve capacitação de operadores conforme normas vigente, realizado In Company com emissão do certificado aos participantes e a empresa.
12.147.1. O curso de capacitação deve ser específico para o tipo de máquina em que o operador irá exercer suas funções e atender ao seguinte conteúdo programático:

  • a) histórico da regulamentação de segurança sobre a máquina especificada;
  • b) descrição e funcionamento;
  • c) riscos na operação;
  • d) principais áreas de perigo;
  • e) medidas e dispositivos de segurança para evitar acidentes;
  • f) proteções – portas, e distâncias de segurança;
  • g) exigências mínimas de segurança previstas nesta Norma e na NR 10;
  • h) medidas de segurança para injetoras elétricas e hidráulicas de comando manual;
  • i) demonstração prática dos perigos e dispositivos de segurança.

    Projetos e Instalação de Sistemas de Segurança

A Syncron desenvolve projetos e programa sistemas de segurança nos mais variados tipos de máquinas e equipamentos, garantindo o atendimento da NR-12 e NR-10.